Eu considero Final Fantasy Tactics de PS1 o melhor spin-off da série principal que criaram. É um jogo espetacular. A Squaresoft (ainda não era Square Enix) fez um excelente trabalho nesse game. Caprichou demais em diversos aspectos, como: história, personagens, arte, jogabilidade, sistema de batalha, sistemas de jobs/classes e muito mais. Um obra prima que marcou e vai continuar marcando os jogadores que curtem games de estratégia e RPG e que se aventuraram com Ramza, Delita, Agrias e tanto outros no mundo de Ivalice.
Um dos pontos mais interessantes do Final Fantasy Tactics é o seu sistema de jobs (ie. classe ou profissão). Conhecer o sistema de evolução de jobs é essencial para ter boas unidades nas batalhas durante o jogo.
Cada unidade começa com duas classes: Squire e Chemist. Elas são a base para começar a liberar as outras jobs. Conforme se ganha níveis nas classes, outras novas vão sendo desbloqueadas.
Pensando em facilitar a sua estratégia, temos o gráfico abaixo (créditos para o BaoHouse) que mostra os requisitos necessários para se alcançar cada job. Num exemplo simples, para ter a profissão Wizard basta alcançar o nível 2 como Chemist. Mas há outras que são mais complexas, como obter a classe de Samurai. Nesse caso é necessário: Nível 3 como Knight, Nível 4 como Monk e Nível 2 como Lancer. O Mime nem se fala então, é o mais trabalhoso: precisa evoluir SEIS jobs como requisitos diretos.
Fora dessa estrutura há outras jobs especiais no jogo. Mas essas não podem ser conquistadas. Elas pertencem à determinados personagens e são únicas. Como Agrias que é uma Holy Knight.
Mas tudo sobre controle, segue o gráfico aí.
Estrutura de Jobs de Final Fantasy Tactics
Tabela com os Pré-requisitos do Sistema de Jobs
Caso o gráfico acima pareça um pouco complicado para se ter uma noção da evolução das jobs, temos também uma tabela com as Classes e seus Pré-requisitos. Espero que ajude.
Classe / Profissão (Job) | Pré-requisitos |
---|---|
Squire | – |
Chemist | – |
Knight | Squire (Nv.2) |
Archer | Squire (Nv.2) |
Priest | Chemist (Nv.2) |
Wizard | Chemist (Nv.2) |
Monk | Knight (Nv.2) |
Thief | Archer (Nv.2) |
Oracle | Priest (Nv.2) |
Time Mage | Wizard (Nv.2) |
Geomancer | Monk (Nv.3) |
Lancer | Thief (Nv.3) |
Mediator | Oracle (Nv.2) |
Summoner | Time Mage (Nv.2) |
Samurai | Knight (Nv.3), Monk (Nv.4), Lancer (Nv.2) |
Ninja | Archer (Nv.3), Thief (Nv.4), Geomancer (Nv.2) |
Calculator | Priest (Nv.4), Wizard (Nv.4), Time Mage (Nv.3), Oracle (Nv.3) |
Dancer | Unidade Feminina, Geomancer (Nv.4), Lancer (Nv.4) |
Bard | Unidade Masculina, Summoner (Nv.4), Mediator (Nv.4) |
Mime | Squire (Nv.8), Chemist (Nv.8), Geomancer (Nv.4), Lancer (Nv.4), Mediator (Nv.4), Summoner (Nv.4) |
Names don’t matter. What’s important is how you live your life.
Fonte: finalfantasy.fandom.com